Livro eletrônico ensina como fazer experimentos em sala de aula

07-03-2011 13:34

 


A construção de um extintor de incêndio, o engarrafamento de um ovo, a separação dos corantes presentes em doces, a produção de uma cola feita de leite e a descontaminação da água por eletrofloculação são alguns dos experimentos contidos no livro eletrônico (ebook) A química perto de você.

 

Disponível no portal www.quimica2011.org.br, criado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) para difundir as iniciativas brasileiras relativas ao Ano Internacional da Química, o livro tem 146 páginas com experimentos de baixo custo e que podem ser feitos na própria sala de aula, sem o uso de aparelhos.

 

A publicação foi organizada pelos professores Claudia Rezende, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Hugo Braibante, da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

 

Dirigente da SBQ, entidade que coordena as ações do Ano Internacional da Química no Brasil, Claudia Rezende conta que a opção pelo e-book se deu para reduzir custos e, assim, viabilizar a publicação. “O Secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, deu sinal verde para a elaboração do livro e prometeu distribuí-lo em 2011, em todo o País, no formato DVD com tiragem aproximada de cem mil cópias”, relata, acrescentando que o órgão também disponibilizará o material no Portal do Professor de seu site.

 

“Fizemos uma chamada convidando as pessoas a submeter experimentos com as seguintes características: que fossem simples, não tivessem reagentes poluentes, não gerassem resíduos perigosos ou tóxicos e não fossem inflamáveis. Recebemos mais de 50 experimentos e compilamos outros da Royal Society of Chemistry, da Inglaterra, e da American Chemical Society, dos Estados Unidos”, explica Claudia Rezende.

 

O e-book reúne 20 experimentos com suas etapas amplamente ilustradas. Cada um traz seu objetivo, palavraschave, autor ou fonte, material necessário, o passo a passo para a realização, resíduos resultantes, forma de descarte e as referências bibliográficas. Segundo a professora da UFRJ, há no livro experimentos novos ou adaptados, alguns retirados do periódico Química Nova na Escola, publicado pela SBQ.

 

FUNDAMENTAL - Tudo foi testado previamente: “Eu e o professor Hugo Braibante compilamos os experimentos e um grupo de estudantes da Federal de Santa Maria os testou. Com o sinal verde deles, editamos o livro contando com o apoio do mesmo grupo que fez o portal quimica 2011”.

 

Claudia Rezende diz que existem planos de continuidade do projeto, que pode tanto avançar para experimentos mais complexos quanto partir para níveis de ensino fundamental. “Este é outro aspecto importante deste projeto: sair do escopo do ensino médio e ir para o ensino fundamental”, finaliza.

 

FONTE: Informativo CRQ-IV de Jan/Fev 2011

Disponível em: https://www.crq4.org.br/default.php?p=informativo.php&id=158 – Acesso: 07/mar/2011.

 

Procurar no site

Contatos

Quimica-dersv Rua João Ramalho, nº 378 - Centro São Vicente (SP) CEP: 11310-050 Gerson Novais
Tel: (13) 3569 2743
3569 2744