Sobre nós

"O ofício de ensinar não é para aventureiros, é para Profissionais, homens e mulheres que, além dos conhecimentos na área dos conteúdos específicos e da educação, assumem a construção da liberdade e da cidadania do outro como condição mesma de realização de sua própria liberdade e cidadania."

Ildeu Moreira Coelho

 

Nossa proposta está fundamentada no apoio ao trabalho realizado nas escolas, contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade das aprendizagens dos educandos, para que assim desenvolvam-se práticas que contemplem a implementação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo.

Espera-se que a articulação de novos conhecimentos com experiências pedagógicas escolares de sucesso promovam um trabalho de contínua produção e divulgação de subsídios que incidam na organização das atividades escolares, promovendo assim, melhores oportunidades de construção de conhecimentos para nossos educandos.

Nossos usuários

Esperamos poder oferecer os subsídios para a prática docente de qualidade e também que nossos professores possam contribuir com suas práticas educacionais de sucesso, tornando esta ferramenta um espaço de valorização da experiência profissional docente.

 

Dentre as finalidades atribuídas ao ensino médio artigo 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9394/96) podemos destacar como principais: o aprimoramento do educando como ser humano, sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado.

Os materiais aqui publicados têm o objetivo de contribuir com a prática docente, possibilitando o desenvolvimento de atividades que visem alcançar as finalidades descritas acima.

 

 

 

A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.

 

 

Mudar é dificil mas é possível.

 

 

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.

 

Paulo Freire

Legislação

Na Resolução SE - 91, de 19-12-2007 que dispõe sobre as Oficinas Pedagógicas no âmbito da Secretaria da Educação, considerando:

* a necessidade de se assegurar um fluxo coerente de diretrizes pedagógicas entre todos os órgãos que atuam na assessoria, gerenciamento e sustentação das medidas necessárias à melhoria da qualidade do ensino da rede estadual;

* a importância da Diretoria de Ensino como a principal instância gestora responsável pela articulação pedagógica entre a unidade escolar e os diferentes órgãos da administração centralizada;

* a complexidade, amplitude e diversidade dessa área de atuação que demanda para sua efetiva operacionalização, a disponibilidade de professores de diferentes áreas curriculares que possam atuar nas oficinas curriculares, particularmente, subsidiando os Supervisores de Ensino das Diretorias de Ensino na área da assistência técnico-pedagógica;

resolve:

Art. 1º As Oficinas Pedagógicas, a partir de 2008, no âmbito da Secretaria da Educação, serão constituídas por Professores Coordenadores, com o objetivo de:

I - definirem procedimentos organizacionais e de funcionamento dos diferentes níveis e modalidades de ensino da educação básica;

II – implementarem as propostas curriculares dos ensinos fundamental e médio;

III – avaliarem o desenvolvimento de ações de apoio educacional.

Parágrafo único: Cada Diretoria de Ensino contará com uma Oficina Pedagógica.

Art. 2º Os Professores Coordenadores nas Oficinas Pedagógicas atuarão como:

I - Especialistas das seguintes áreas/disciplinas:

a) Linguagens e Códigos, compreendendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física;

b) Ciências da Natureza e Matemática, compreendendo as disciplinas de Ciências Físicas e Biológicas, Física, Química, Biologia e Matemática;

c) Ciências Humanas, compreendendo as disciplinas de História, Geografia e Filosofia.

II - Implementadores de ações de apoio pedagógico e educacional que orientarão as equipes escolares na condução de procedimentos que dizem respeito à organização e funcionamento dos diferentes níveis e modalidades de ensino.

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